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CURSO IV – COMPORTAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES EFICIENTES E EFICAZES

Carga horária: 20 horas ou a combinar

Objetivo: Favorecer a assertiva das relações entre líderes e liderados, a discussão das diferentes correntes teóricas sobre liderança, papéis e funções gerenciais, modelos de sucesso, habilidades e competências do líder eficaz e eficiente em suas ações e atitudes, através de uma prática de cases, exercícios e dinâmicas, com problemas e soluções em contexto dinâmico.

Público Alvo: Lideranças empresariais, sociais, políticas e comunitárias.

Sumário: Pesquisas e estudos recentes sobre liderança apontam novas perspectivas e a inserção destas na realidade moderna. Entretanto, ensinamentos e filosofias de líderes antigos ainda mantêm-se extremamente eficazes no mundo atual. No centro das análises o líder humano, cognitivamente preparado, concretamente eficiente na busca de resultados, integrado à sua equipe e ao seu grupo de trabalho.
 
I. TEORIA E MODELOS DE LIDERANÇA

  • Os Aspectos formais de Liderança Segundo Katz.
  • O Grupo “T” e a Postura do Líder, Segundo lewin.
  • Líderes Bem Sucedidos.
  • Modelos de Liderança Consagrados: Naisbitt, Peters, Maslow, Porter, Senge, Drucker, Mintzberg e Quinn.
  • Mitos sobre Liderança.
  • Habilidades e Competências do Líder.
  • Autoconsciência, Autoconfiança, Autocontrole, Autoestima, Automotivação, Autodisciplina, Autopercepção, Autodeterminação.
  • Liderança Situacional.

II. PAPÉIS, FUNÇÕES E AÇÕES GERENCIAIS

  • Inteligência Emocional como Utilizar na Tarefa Diária.
  • Comunicações Ascendentes, Descendentes e Horizontais.
  • Saber Ouvir, Saber Calar, Saber Conhecer, Saber Aprender, Saber Elogiar, Saber Criticar, Saber Observar.
  • Punição e Controle.
  • Reconhecimento e Respeito às Diferenças.
  • O Corpo Fala: o Quê? Como? Por quê?
  • O Respeito e a Aceitação do Outro.
  • Assertividade: Diálogo, Expressão, Audição, Tato e Visão.
  • Desenvolvimento de Equipes e Grupos de Trabalho.
  • Geração de Ambiente Saudável, Produtivo e Harmonioso.
  • Passos para Dar e Receber Feedback.

III. MOTIVAÇÃO NO AMBIENTE DO TRABALHO

  • Harmonização Interna do Indivíduo e a Importância do Equilíbrio Interior.
  • Fatores Motivacionais de Hersberg; Maslow e as Necessidades Hierarquizadas; Axiomas Motivacionais de Mowen.
  • Motivação; Stress; Relaxamento, Harmonia e Vida.
 
   
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