Cursos  
Novidade  
Consultorias  
Depoimentos  
Projeto Espaço  
Pós-Graduação  
Galeria de Fotos  
Textos para Discussão  
   
 
Pós-Graduação em Gestão do Capital Humano

Sócrates e Platão já pensavam na evolução do ser humano através do conhecimento. Nem as máquinas foram capazes de substituir o homem. É neste homem que se deve investir para garantir um a empresa saudável, produtiva e inovadora.

Objetivo Geral: Estimular a reflexão da importância da gestão do capital humano para o sucesso da empresa das organizações do terceiro milênio, bem como redefinir as técnicas e os instrumentos do pensar e do agir necessários a este novo cenário empresarial.

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DA GESTÃO DO CAPITAL HUMANO:

II – Módulo Inicial

  • Capital Humano – Contextualização do Tema.
    Ementa básica: O capital humano; a teoria do capital humano; A relação entre capital humano e o desenvolvimento; O processo de consolidação da teoria do capital humano; O talento, a inteligência e o conhecimento como forças econômicas; e o impacto do capital humano nas empresas.
  • Espiritualidade no trabalho.
    Ementa básica: Espiritualidade e trabalho combinam? Aprimoramento do ser humano, na valorização do ser espiritual e transcendental no ambiente de trabalho; Placebo, paciência, calma, alegria e amor amenizantes físicos e mentais; Ambiente saudável; O equilíbrio entre o pensar, o sentir e o querer; O mundo físico e o mundo espiritual se entrelaçam no dia-a-dia; Missão da empresa: valores espirituais mais importantes; Espiritualidade em tempos de globalização.
  • Responsabilidade Social e Meio-Ambiente.
    Ementa básica: Responsabilidade social na empresa; Responsabilidade social não é filantropia; Investimento socialmente responsável; O Brasil e a biodiversidade; Políticas operacionais de salvaguarda; A responsabilidade e o compromisso de todos nós.
  • Ética, Moral e Filosofia de Vida.
    Ementa básica: Os sete valores da ética no trabalho; Moral e trabalho; Filosofia de vida.

II – Módulo Cognitivo

  • Gestão de Projetos, Planos de Negócios e Empreendedorismo.
    Ementa básica: Organização e Administração: Processo e Sistema; Ciência e Tecnologia; Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia; Planejamento, Execução e Controle. A Inovação Tecnológica: O Processo da Inovação Tecnológica; As Fases da Inovação; Transferência de Tecnologia e Propriedade Intelectual. O Ambiente Gerencial do Projeto: Os ambientes que circunscrevem o Projeto; Avaliação dos elementos do ambiente do Projeto; O ambiente no futuro: Previsão Tecnológica. O Gerente e sua Equipe: O gerente de projeto; Equipe; Motivação.
  • Economia dos Recursos Humanos
    Ementa básica: introdução à economia dos RHs; A oferta de mão-de-obra; a demanda de mão-de-obra; a fixação dos padrões e a decisão de contratação; produtividade do trabalhador; esquemas de incentivo e motivação; implementando os incentivos; a teoria das equipes; a teoria do capital humano; a teoria dos diferenciais compensatórios de salários e benefícios não monetários.
  • Ferramentas da Inovação e Ambientes de Tecnologia da Informação
    Ementa básica: A dinâmica da inovação na indústria. Projeto dominante e a sobrevivência das empresas. A inovação do produto como uma força criativa. O poder criativo da tecnologia na inovação do processo. Ainda, Estado-da-arte e tendências em hardware e software. Internet e Intranets, Comércio eletrônico, Datamining, Telemarketing, ERP, etc.
  • Marketing e Relações Com o Mercado
    Ementa básica: A importância do equilíbrio interior; um olhar sobre a motivação do dia-a-dia; axiomas motivacionais; motivação sem stress; a ação criativa motivacional; o repensar do seu modo de ser.
  • Direito Empresarial e do Consumidor.
    Ementa básica: Contratos; Proteção contratual; Ações coletivas; Prevenção e Reparação de Danos; Mediação e Arbitragem; O papel do CADE; Marcas e Patentes; A legislação de defesa do consumidor; O Direito Ambiental; Comércio Internacional e Barreiras Técnicas.
  • Gestão Pela Qualidade
    Ementa básica: Fundamentos da Qualidade; A Qualidade como o resultado dos processos organizacionais; Principais Ferramentas da Qualidade; Os aspectos comportamentais da Qualidade; Medindo o desempenho empresarial; Competitividade e Melhoria Contínua; Benchmarking.
  • Cultura Organizacional e Estratégias de Mudanças
    Ementa básica: A cultura organizacional estabelece a gestão e controle da força de trabalho; Novas formas de se entender e ver as diferentes gestões de setores de atividades; O denominador comum: desenvolvimento tecnológico e organizacional; Mudanças estruturais, psicológicas, sociais e fisiológicas afetando a cultura organizacional; A organização está mudando para sobreviver e prosperar.

III – Módulo Comportamental

  • Habilidades, Competências e Empregabilidade no Processo da Construção do Capital Humano.
    Ementa básica: A sós consigo mesmo; conectado ou desconectado? Comunicação ascendente, descendente, horizontal, antenado no mundo; habilidades, competências e empregabilidade; cada um faz a sua parte: a identidade individual; projetos especiais de lazer, de ócio, de prazer; qualidade de vida em defesa do ser; prazer no trabalho desenvolvido.
  • As Estratégias da Liderança Profissional
    Ementa básica: Desfazendo o mito da “superioridade nata”; o líder, a situação e os liderados; consciência, compreensão e habilidades gerenciais; administração de conflitos; como desenvolver a sua liderança; o gerente e sua equipe.
  • Relacionamento Interpessoal
    Ementa básica: Pressupostos básicos: a percepção, a comunicação e o ambiente de trabalho; os outros também são gente: para quem conhece as pessoas tudo fica mais fácil; quem são esses homens: indivíduos e profissionais, o que querem, como pretendem realizar-se; obstáculos na pista: idiossincrasias, destemperos e desencontros; o grupo: relações afetivas, cognitivas, interativas e integrativas; como funcionam as estratégias dos grupos de trabalho.
  • Motivação no Ambiente de Trabalho
    Ementa básica: A importância do equilíbrio interior; um olhar sobre a motivação do dia-a-dia; axiomas motivacionais; motivação sem stress; a ação criativa motivacional; o repensar do seu modo de ser.
 
   
INICIAL | APRESENTAÇÃO | HISTÓRICO | ÁREAS DE ATUAÇÃO | LINKS | EVENTOS | NOTÍCIAS | CONTATOS Desenvolvido por
CPELC CNPJ 68.567.833/0001 - TEL.: (21) 3587-6333 © Todos os direitos reservados