Cursos  
Novidade  
Consultorias  
Depoimentos  
Projeto Espaço  
Pós-Graduação  
Galeria de Fotos  
Textos para Discussão  
   
 
EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE GESTÃO EMPRESARIAL

“ É impossível haver progresso sem mudança, mas quem não mudar a si mesmo, não muda coisa alguma.’ Bernardo Shaw

Objetivo Geral: Estimular o pensamento estratégico e empreendedor, ativando o potencial criativo para a ação no ambiente competitivo, desvendando os aspectos comportamentais que aliam as atuais técnicas administrativas à competência cenários futuros, possibilitando aos alunos exercerem suas atividades com uma visão sistêmica do ambiente empresarial.

I – Módulo Análise Estratégica e Sistêmica

  • Administração Estratégica:
    Ementa básica: uma visão histórica da estratégia e da inteligência empresariais e uma visão geral dos paradigmas da nova economia para explicitação do foco principal do curso e seus objetivos; Visão, Missão, As cinco forças competitivas, Análise do Ambiente Externo, Cenários, Análise do Ambiente Interno, Matriz de Avaliação Estratégica, Objetivos, Estratégias, Planejamentos Tático e Operacional; A Implantação do Plano Estratégico, Monitoração Estratégica.

  • Análise do Ambiente Competitivo:
    Ementa básica: Análise estrutural da indústria – Modelo de Porter; Estratégias genéricas de competição: custo, diferenciação e enfoque, O Jogo das Cinco Forças Competitivas.

  • Gestão de Projetos, Planos de Negócios e Empreendedorismo:
    Ementa básica: Organização e Administração: Processo e Sistema; Ciência e Tecnologia; Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia; Planejamento, Execução e Controle. A Inovação Tecnológica: O Processo da Inovação Tecnológica; As Fases da Inovação; Transferência de Tecnologia e Propriedade Intelectual. O Ambiente Gerencial do Projeto: Os ambientes que circunscrevem o Projeto; Avaliação dos elementos do ambiente do Projeto; O ambiente no futuro: Previsão Tecnológica. O Gerente e sua Equipe: O gerente de projeto; Equipe; Motivação;

II - Módulo de Gestão Financeira

  • Gestão Financeira e Elementos de Avaliação Financeira:
    Ementa básica: A Gestão financeira: sua importância na gestão empresarial; principais cuidados . Utilização de conjunto de demonstrações financeiras para realização de análise; Indicadores econômicos e financeiros; Utilização de matemática financeira para: Cálculo de rentabilidade; Viabilidade de investimentos. Avaliação econômico-financeira de empresas com base em balanços e demonstrativos contábeis, avaliação contábil básica, mercados futuros e de opções.

  • Auditoria Operacional e de Gestão. Como Ferramentas de Gestão e de Controle:
    Ementa: Natureza e objetivo. O auditor interno. Planejamento e controle do trabalho. Execução do trabalho. Processo de teste. Papéis de trabalho. Avaliação de riscos. Relatórios. Modelos de Negócios.

  • Análise de Investimentos e Tomada de Decisão:
    Ementa: Conhecimento dos instrumentos básicos de captação e aplicação de recursos. A industria de Fundos. Seleção de carteiras. Avaliação da performance. Avaliação do risco. Avaliação do retorno. Crédito. O que é crédito. Sua política. Fontes do crédito. Crédito e endividamento.  

III - Módulo de Gestão de Pessoas, do Conhecimento:

  • Gestão de Pessoas
    Ementa básica: Os novos paradigmas da gestão de pessoas; As diversas formas de liderança e suas expressões, Criatividade e Inovação, Intuição, Flexibilidade, Inteligência Emocional, Planejamento do Desenvolvimento das Pessoas.

  • Gestão do Conhecimento e o Profissional da Inteligência
    Ementa básica: O conhecimento nas organizações: ativos tangíveis e capital intelectual; Conhecimento e Inovação; A prática da criação do conhecimento; Alguns modelos gerenciais e condições facilitadoras da criação e da transferência do conhecimento. O profissional da inteligência: Principais características desejáveis; requisitos de ordem moral, cultural e profissional; Questões éticas e legais; O profissional da inteligência no contexto da estrutura hierárquica.

IV. Módulo da Informação da Inovação-

  • Ferramentas da Inovação:
    Ementa: A dinâmica da inovação na indústria. Projeto dominante e a sobrevivência das empresas. A inovação do produto como uma força criativa. O poder criativo da tecnologia na inovação do processo.

  • Tecnologia Da Informação – Ambientes Atual E Futuro:
    Ementa básica: Estado-da-arte e tendências em hardware e software. Internet e Intranets, Comércio eletrônico, Datamining, Telemarketing, ERP, etc.

V - Módulo do Marketing e da Gestão da Equipe de Vendas:

  • Marketing, Marketing Pessoal e Relações Com o Mercado
    Ementa básica: O valor na perspectiva dos Stakeholders; A estratégia orientada ao cliente; O marketing integrado e o planejamento estratégico; Variáveis mercadológicas; Perspectivas do Consumidor; Segmentação de mercados; Mensuração da demanda; Pesquisas; Marketing Mix; Endomarketing; Marketing Direto; Marketing de Serviços e Marketing Pessoal.

  • Direito Empresarial e do Consumidor
    Ementa básica: Contratos; Proteção contratual; Ações coletivas; Prevenção e Reparação de Danos; Mediação e Arbitragem; O papel do CADE; Marcas e Patentes; A legislação de defesa do consumidor; O Direito Ambiental; Comércio Internacional e Barreiras Técnicas.

  • O Código de Defesa do Consumidor e seus Desdobramentos Legais
    Ementa básica: O Código de Defesa do Consumidor. O Procom e os demais órgãos de defesa do consumidor.

  • Administração De Varejo e o Comportamento do Consumidor
    Ementa: O mundo do varejo: O varejo baseado em lojas. Varejo eletrônico. Cliente de varejo. Comportamento de compra do cliente. Estratégia do varejo: Estratégia de mercado do varejo; Estratégia financeira; Locais de varejo; Seleção de local; Gerenciamento dos RH e estrutura organizacional; Sistemas de informações e logística de varejo integrados. Gerenciamento de mercadorias: planejando o sortimento de mercado; Sistemas de compras; Comprando mercadorias; Preço; Composto de promoção de varejo; Lay-out, design e merchandising de loja; atendimento ao cliente; venda de varejo; estudo de casos. O cliente, a chave do sucesso no mercado; a importância do comportamento do cliente; tipos de clientes; características de mercado; contexto de mercado; contexto pessoal; características pessoais; tendências dos determinantes do comportamento do cliente. Disposição mental do cliente. Processo decisório do Cliente. Marketing focalizado no cliente.

VI - Módulo da Gestão Pela Qualidade:

  • Gestão Pela Qualidade
    Ementa básica: Fundamentos da Qualidade; A Qualidade como o resultado dos processos organizacionais; Principais Ferramentas da Qualidade; Os aspectos comportamentais da Qualidade; Medindo o desempenho empresarial; Competitividade e Melhoria Contínua; Benchmarking.

VII. Módulo de Estudo de Casos:

  • Análise de Negócios - Business Game
    Ementa Básica: Análise do ambiente interno e externo. Definições de planos e metas organizacionais. Desenvolver planos de negócios. Desenvolver os conceitos adquiridos até o momento do programa.

 
   
INICIAL | APRESENTAÇÃO | HISTÓRICO | ÁREAS DE ATUAÇÃO | LINKS | EVENTOS | NOTÍCIAS | CONTATOS Desenvolvido por
CPELC CNPJ 68.567.833/0001 - TEL.: (21) 3587-6333 © Todos os direitos reservados