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Pós-Graduação em Comunicação Empresarial

“ Se a linguagem não é correta, o que foi dito não foi compreendido, então, o que deveria ter sido feito, fica por fazer.” Confúcio, 435 A.C.

Objetivo Geral: Capacitar os participantes utilizando as corretas ferramentas de gerenciamento da comunicação empresarial, fundamentando o exercício diário do mercado consumidor e concorrente, bem como os processos de globalização, de relações conflituosas no mundo dos negócios, dando atenção especial ao processo de decisão.

EMENTAS DAS DISCIPLINAS DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL:

  • COMUNICAÇÃO E GLOBALIZAÇÃO
    As características da comunicação; O processo de globalização interferindo nos diversos mecanismos empresariais; A mundialização dos processos de comunicação e produção; Globalização e processos de comunicação empresarial
  • MARKETING E COMUNICAÇÃO PERSUASIVA
    As estratégias do marketing e as estruturas de comunicação empresarial; O marketing integrado e o planejamento estratégico; Marketing Mix; Marketing Direto; Marketing de Serviços e Marketing Pessoal; As ferramentas do Marketing no contexto econômico, social e cultural do Brasil; O marketing como uma filosofia empresarial que congrega os esforços de todos os níveis hierárquicos das organizações para compatibilizar os interesses das mesmas com as necessidades do mercado.
  • ÉTICA NA COMUNICAÇÃO
    Conceitos e teorias acerca de uma Ética da Comunicação em direção à análise atual da comunicação como processo ético (psíquico, racional e afetivo) de entendimento e acordo entre uma ou mais pessoas, com outras pessoas para alcançar objetivos específicos; O papel da ética no âmbito geral da comunicação empresarial e sua relação com o mercado consumidor. Postura ética e perfil ético do mercado consumidor.
  • ANÁLISE SEMIÓTICA DA COMUNICAÇÃO
    Uma nova visão semiótica dos discursos, com o auxílio das disciplinas Sociossemiótica e Semiótica das culturas, discutindo de que maneira eles se inserem no processo histórico da cultura
  • CRIATIVIDADE EM COMUNICAÇÃO
    Criação; Os contextos de inibição da criatividade; O sujeito na criação, aspectos psíquicos; Os processos de comunicação criativa; Criação de processos verbais e não-verbais. A recepção criativa. Criatividade e Adequabilidade (a verificação). Fantasia no ambiente empresarial criativo; Criatividade versus comunicação empresarial.
  • COMUNICAÇÃO E NEGÓCIOS NA ERA DIGITAL
    O impacto da Internet na sociedade, nos negócios e nas empresas; O aparecimento e evolução da Internet e os ciclos econômicos das novas tecnologias; Características da economia digital; Principais modelos de negócios; Vantagens competitivas na Internet; O consumidor digital; Estratégias de comunicação; Novas oportunidades; "Exclusão digital"; O profissional de comunicação do século XXI.
  • MÍDIA E CONSTRUÇÃO DO SUJEITO MODERNO
    O impacto da mídia na construção do homem e da sociedade; O aparecimento e evolução da mídia; o que é mídia; a importância da mídia; a mídia e a sociedade contemporânea: as mudanças trazidas pela mídia; o homem, a mídia e o terceiro milênio; Mídia versus comunicação empresarial; mídia e educação.
  • PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
    Ementa básica: uma visão histórica da estratégia e da inteligência empresariais e uma visão geral dos paradigmas da nova economia para explicitação do foco principal do curso e seus objetivos; Visão, Missão, As cinco forças competitivas, Análise do Ambiente Externo, Cenários, Análise do Ambiente Interno, Matriz de Avaliação Estratégica, Objetivos, Estratégias, Planejamentos Tático e Operacional; A Implantação do Plano Estratégico, Monitoração Estratégica.
  • O QUE É COMUNICAÇÃO? DIFERENTES PERSPECTIVAS CONCEITUAIS
    Debater a comunicação como ciência e objeto; Os elementos da comunicação; Barreiras da comunicação; Construindo táticas de comunicação; Gerenciando a comunicação de sua empresa; A evolução dos estudos de comunicação; Estudo de casos.
  • ENDOMARKETING E A GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS – A GESTÃO DE PESSOAS E OS PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL.
    Como a área de Recursos Humanos está lidando com as transformações políticas e empresarias, num cenário turbulento de comunicação e mídia; As ferramentas de RH diante do processos de globalização e desterritorialização; Novas tecnologia a serviço da comunicação empresarial e políticas de RH.
  • LIDERANÇA E COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
    O papel da liderança no processo da comunicação externa e interna das organizações; Construindo um líder dentro das organizações globais; O novo papel do líder no mundo do conhecimento e da informação.
  • LIDERANÇA E COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
    O papel da liderança no processo da comunicação externa e interna das organizações; Construindo um líder dentro das organizações globais; O novo papel do líder no mundo do conhecimento e da informação.
  • NEGOCIAÇÃO E PLANEJAMENTO
    Estilos de negociador e da negociação; Atitudes básicas do negociador; Estratégias e táticas negociais - "Cases"; Planejamento e Negociação: o que eu vejo e o que eu não vejo num ambiente negocial.
  • VOZ, FALA E COMUNICAÇÃO
    O fenômeno da voz no processo da comunicação; A voz e o processo da comunicação interpessoal e empresarial; Ciladas da voz; Técnicas eficazes de apresentação; Atitudes que auxiliam a voz numa apresentação pessoal e profissional; Exercícios para a voz; Inibição e voz; Gírias, repetições e outros mecanismos de apoio a sua apresentação; Cuidando de sua voz.
  • TRABALHO FINAL
    Esta disciplina visa, além de dar ao participantes novas ferramentas do que diz respeito a montagem de um plano de comunicação empresarial, pretende através de um trabalho prático (do dia-a-dia do aluno) fazê-lo refletir sobre a importância da comunicação empresarial para o seu empreendimento (seja para uma organização; seja para ele mesmo).
 
   
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