Cursos  
Novidade  
Consultorias  
Depoimentos  
Projeto Espaço  
Pós-Graduação  
Galeria de Fotos  
Textos para Discussão  
   
 
TEXTOS PARA REFLEXÃO

JANELA SOBRE A UTOPIA

Ela está no Horizonte – aproximo-me dois passos. Ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte fica dez passos mais longe. Por muito que eu caminhe, nunca a alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para caminhar.

Frade Beneditino, Fernão Birri


A inabilidade no futuro não será a pessoa que não pode ler. Será a pessoa que não sabe como aprender.

Alvin Toffler, Management Review, Dec. 1998


NA PRIMEIRA NOITE ELES SE APROXIMAM, COLHEM UMA FLOR DE NOSSO JARDIM E NÃO DIZEMOS NADA! NA SEGUNDA NOITE, ELES JÁ NÃO SE ESCONDEM, PISAM AS FLORES, MATAM NOSSO CÃO E NÃO DIZEMOS NADA! NA TERCEIRA NOITE O MAIS FRÁGIL DELES ENTRA SOZINHO EM NOSSA CASA E, CONHECENDO NOSSO MEDO, ARRANCA-NOS A VOZ DA GARGANTA E, PORQUE NÃO DISSEMOS NADA, JÁ NÃO PODEMOS DIZER NADA!

Lao Tsé


SE EU PUDESSE DEIXAR ALGUM PRESENTE A VOCÊ, DEIXARIA ACESO O SENTIMENTO DE AMOR À VIDA DOS SERES HUMANOS;
A CONSCIÊNCIA DE APRENDER TUDO O QUE NOS FOI ENSINADO PELO TEMPO A FORA;
LEMBRARIA OS ERROS QUE FORAM COMETIDOS, COMO SINAIS PARA QUE NÃO MAIS SE REPETISSEM;
A CAPACIDADE DE ESCOLHER NOVOS RUMOS;
DEIXARIA PARA VOCÊ, SE PUDESSE, O RESPEITO ÀQUILO QUE É INDISPENSÁVEL: ALÉM DO PÃO, O TRABALHO; ALÉM DO TRABALHO, A AÇÃO;
E, QUANDO TUDO MAIS FALTASSE, PARA VOCÊ EU DEIXARIA SE PUDESSE UM SEGREDO: O DE BUSCAR NO INTERIOR DE SI MESMO A RESPOSTA E A FORÇA PARA ENCONTRAR A SAÍDA

Mohandas (Mahatma) Gandhi


NEM TUDO QUE SE ENFRENTA PODE SER MODIFICADO, MAS NADA PODE SER MODIFICADO ATÉ QUE SEJA ENFRENTADO.

James Baldwin


NÃO HÁ PROBLEMA SEM SOLUÇÃO,
SOLUÇÃO SEM DEFEITO,
E DEFEITO QUE NÃO POSSA SER CORRIGIDO.
Júlio Barata


O Êxito não se deve medir pela posição que o indivíduo alcança na vida, mas sim pelas dificuldades que ele precisou vencer para triunfar.

Booker Washington


CADA UM PENSA EM MUDAR A HUMANIDADE, MAS QUASE NINGUÉM PENSA EM MUDAR-SE A SI MESMO

Leon Tolstoi


A MAIOR PARTE DAQUELES QUE NÃO QUEREM SER OPRIMIDOS, QUEREM SER OPRESSORES.

Napoleão Bonaparte


O HOMEM QUE NUNCA ERROU FOI AQUELE QUE NUNCA FEZ COISA NENHUMA!

Michel Quoist


Amigo é o que continua amigo apesar de tudo, mas AMIGO mesmo, é aquele que continua AMIGO apesar de nada.

Fernando Veríssimo


SE ALGUÉM ESTÁ TÃO CANSADO QUE NÃO POSSA TE DAR UM SORRISO, DEIXA-LHE O TEU

Provérbio Chinês


CINCO GRANDES INIMIGOS DA PAZ HABITAM DENTRO DE NÓS: A AVAREZA, A AMBIÇÃO, A INVEJA, A CÓLERA E A VAIDADE. SE CONSEGUIRMOS DESTERRÁ-LOS, GOZAREMOS INEVITAVELMENTE DE PERPÉTUA PAZ.

Francesco Petrarca


Totalizando milhões de mundos, o Universo é a Criação Perfeita de Deus. Não olvides, porém, que, pessoalmente, estás em teu mundo próprio. Sentes e pensas. Mentalizas e crias. Crias e ages. Tens contigo aquilo que produzes. Reflitas nisso e perceberás que dor e alegria, discórdia e paz, temor e encorajamento, na origem, dependem exclusivamente de nós.

Emmanuel


QUALQUER QUE SEJA A COISA QUE
QUEIRAMOS DIZER, HÁ APENAS UMA PALAVRA PARA EXPRIMÍ-LA, UM VERBO PARA ANIMÁ-LA E UM ADJETIVO PARA QUALIFICÁ-LA.

Maupassant


Em nossa cultura nos é ensinado que quem sofre ganha o reino dos céus e que quem espera sempre alcança. Então, o medo de mudar é o medo de ser feliz!

Eric Ericson


A primavera morre para dar espaço ao verão, o dia termina para vir a noite, a noite acaba e renasce o dia. Se o velho não morrer, o novo não pode nascer.

Denise Caldeira


Quem - não se acomoda a este mundo - está sempre perto de encontrar-se a si mesmo... Quem se ajusta e se adapta, muito dificilmente se escontrará.

Herman Hesse


Hay mujeres que luchan per un dia y son buenas,
Hay otras que luchan un anõ y son mejores
Hay quienes luchan muchos anõs y son mui buenas
Pero, hay las que luchan toda la vida,
Esas son las imprescindibles.

Bertold Brecht


A vida inventa! A gente principia as coisas, no não saber por que e, desde aí perde o poder de continuação - por que a vida é mutirão de todos, por todos remexida e temperada.

Guimarães Rosa


Se você acreditar totalmente nos médicos, vai achar que tudo faz mal; se você acreditar totalmente nos teólogos, vai achar que tudo é pecado; se você acreditar totalmente nos militares vai achar que nada é seguro. Escute o seu coração!

Lord Salisbury


Um demônio disse a outro: "Vê aquele homem santo? Vou conquistar sua alma". "Ele não lhe dará ouvidos, só liga para as coisas santas", retrucou o outro .
Mas o demônio vestiu-se como um arcanjo r apareceu para o homem. "Vim ajudá-lo ", disse. "Talvez você esteja me tomando por outro", respondeu o santo. "Nunca fiz nada para merecer a visão de um anjo". E seguiu adiante, sem saber do que escapara.

Maktub


TODOS SÃO A FAVOR, DESDE QUE NADA PERCAM E AINDA GANHEM ALGUMA COISA.

Millor Fernandes


O mundo dos sonhos é real. É mais real do que isso que você está observando agora. As lições que vêm do outro mundo não devem escapulir da fenda da consciência que fica no seu umbigo, se não você se esquece e perde estas lições e terá que ficar procurando por elas em meio das tempestades do dia-a-dia.

Ancião da Tribo DAGRA ( Africa Ocidental )


Canção para os fonemas da alegria
Thiago de Mello

Peço licença para algumas coisas:
Primeiramente, para desfraldar este canto de amor publicamente.
Sucede que só sei dizer amor
quando reparto o ramo azul de estrelas que em meu peito
floresce de menino.

Peço licença para soletrar, no alfabeto do sol pernambucano,
a palavra ti-jo-lo, por exemplo,
e poder ver que dentro dela vivem
paredes, aconchegos e janelas, e descobrir que todos os fonemas
são mágicos sinais que vão se abrindo, constelação de girassóis gerando em círculos de amor que, de repente, estalam como flor
no chão da casa.

Às vezes nem há casa: é só o chão.
Mas sobre o chão quem reina agora é um homem
diferente que acaba de nascer,
porque unindo pedaços de palavras
aos poucos vai unindo argila e orvalho,
tristeza e pão, cambão e beija-flor,
e acaba por unir a própria vida no seu peito partida e repartida
quando afinal descobre num clamão
que o mundo é seu também, que o seu trabalho não é a pena que paga por ser homem, mas o modo de amar e de ajudar o mundo a ser melhor.

Peço licença para avisar que ao gosto de Jesus, este homem renascido
é um homem novo:
Ele atravessa os campos espalhando a boa-nova, e chama os companheiros
a pelejar no limpo, fronte a fronte contra o bicho de quatrocentos anos,
mas cujo fel espesso não resiste a quarenta horas de total ternura.


ATITUDE

Quanto mais eu vivo, mais eu percebo o impacto da atitude na vida. A atitude, para mim, é mais importante do que os fatos. É mais importante do que o passado, do que a educação, do que o dinheiro, do que as circunstâncias, do que os fracassos e sucessos, do que as outras pessoas pensam, falam ou fazem. É mais importante do que a aparência física, o talento ou a técnica. A atitude pode significar o sucesso ou o fracasso de uma empresa, de uma igreja ou de um lar. A coisa mais impressionante é que a cada dia podemos escolher a atitude que vamos abraçar naquele dia. Não podemos mudar o nosso passado... não podemos mudar o fato de que as pessoas vão se comportar de determinada maneira. Não podemos mudar o inevitável. A única coisa que podemos fazer é tocar o único instrumento que nós temos, e este instrumento é a nossa atitude.
Estou convencido de que a vida é 10% o que acontece comigo e 90% como reajo a isto. E você também é assim... a gente controla a nossa atitude!

Charles Swyndol


SE VOCÊ PEGASSE UM ÁTOMO E AMPLIASSE O SEU NÚCLEO ATÉ O TAMANHO DE UMA ERVILHA, ASSENTANDO - O NO MEIO DE UM CAMPO DE FUTEBOL, AS OUTRAS PARTES DO ÁTOMO ( OS ELÉTRONS ) FICARIAM GIRANDO POR CIMA DAS ARQUIBANCADAS. TODO O RESTANTE SERIA ESPAÇO VAZIO!

Teoria Quântica


Do ponto de vista da aerodinâmica, o desenho do besouro é um desastre. O corpo é pesado demais. As asas são curtinhas. Não dá pra voar de jeito nenhum! Mas ele voa!

Teoria Quântica


Os povos indígenas e nativos sabem que o mundo invisível e espiritual, que não enxergamos, é mais poderoso que o mundo visível e físico, que podemos enxergar.

Chefe Índio KaoKi


A luz é uma forma de energia que não tem massa nem carga elétrica, mas que cria prótons e elétrons que são tijolos de construção do átomo e do universo.

Teoria Quântica


O símbolo chinês para a palavra crise é feito de dois desenhos: um para perigo e outro para oportunidade ou crescimento...
Até na crise existe oportunidade.

Teoria Quântica


Nenhuma situação pode ficar favorável até que a gente se adapte a ela e pare de se desgastar, resistindo da forma errada.

I CHING


A gente costumava achar que o universo era uma coisa que existia "lá fora", para a gente observar como se estivesse por trás de uma tela de vidro de meio metro de espesussra, protegidos e sem nenhum envolvimento pessoal. Mas a verdade, de acordo com a teoria quântica, é bem diferente... o observador foi inevitavelmente promovido à posição de participante. De uma estranha maneira este universo é um universo participativo.
John Wleeler, Professor de Física, na Conferência Gustavus Nobel, 1981
Hoje em dia, quase que a gente pode definir o analfabeto - mais do que aqulele que não sabe ler - como aquele que não consegue fazer conexões.

Norman Cousins, especialista da UNESCO.


O CÍRCULO DA VIDA

Todas as coisas estão interligadas como o sangue que une uma família. Todas as coisas são interligadas. O homem não teceu a teia da vida, ele é só um fio desta teia. Tudo que ele faz com esta teia, ele faz consigo próprio.

Chefe Seattle, 1854


A sincronicidade e a causa não localizada.
Você pensa na sua música favorita, liga o rádio e a música está tocando. Isto é sincronicidade!
A sincronicidade é o acontecimento que você percebe. Causa não localizada é o nome que se dá a maneira como isso acontece.

Teoria Quântica


Os milagres não acontecem em contradição com a natureza. Só em contradição com aquilo que sabemos da natureza.

Santo Agostinho


TODO PENSAMENTO É UMA IMAGEM QUE TEM EFEITO FÍSICO E EMOCIONAL. O IMAGINÁRIO ENVOLVE TODOS OS SEUS SENTIDOS FÏSICOS. OS SENTIDOS SÃO:

1. audição;
2. tato;
3. paladar;
4. visão;
5. olfato;

O imaginário também envolve um sexto sentido: as suas emoções são uma outra maneira de "sentir" as coisas.

Os índios íncas ensinavam que quando se visualializa uma coisa em sua mente e sente esta coisa no seu coração, você emite uma energia que move os átomos e efetua uma mudança que vem do mundo invisível para o visível.


SEGUIR EM FRENTE

Ademir de Ornelas Cypriano

Sem mágoas nem ressentimentos deixa teu coração bailar no palco da vida em busca de novos sonhos, novos momentos, de realizações.

Esconde tuas lágrimas de tristezas com teu coração espontâneo de felicidade, acordando pra vida, para um novo amor, acordando pra vida, renovando toda a fé que existe em ti, ajudando a construir novos caminhos, semeando pelas terras áridas, o néctar da vida e da paz.

Deixe o passado no passado e faça divinamente do hoje teu eterno mar de realizações, cicatrizando todas as chagas com novas e verdadeiras emoções, sorrindo, brincando, vivendo e descobrindo esse delicioso paraíso que é a vida.


Os mandamentos das Relações Humanas

01. Fale com sabedoria com as pessoas, olhando em seus olhos sendo gentil, educado e atencioso;
02. Controle a si mesmo, nas discussões e nas decisões que afetem os outros, sendo modesto nas argumentações e ações;
03. Procure as causas das antipatias gratuitas, procurando solucioná-las ou mesmo erradicá-la, evitando pré-julgamentos, amadurecendo -os antes de agir;
02. Sorria para as pessoas, seja simpático;
03. Chame as pessoas pelo nome, mostre sua importância para você;
04. Seja amigo e prestativo, ouvindo com interesse, participando;
05. Seja cordial, sincero e verdadeiro, valorizando o outro;
06. Interesse-se pelos outros, ouça com atenção o que dizem;
07. Seja generoso em elogiar, verdadeiramente;
08. Seja cauteloso ao criticar, dosando a agressividade;
09. Seja solidário, sem ser paternalista;
10. Respeite as diferenças individuais, respeitando o outro como ser humano, igual a você.


INTELIGÊNCIA MÚLTIPLA

  • INTELIGÊNCIA RACIONAL > uso da lógica;
  • INTELIGÊNCIA ASSOCIATIVA > comparação, analogia e associação;
  • INTELIGÊNCIA ESPACIAL > proporção entre as coisas no mundo físico e no mundo sutil;
  • INTELIGÊNCIA INTUITIVA > vê as coisas de dentro para fora, do principal para o secundário;
  • INTELIGÊNCIA DA SENSIBILIDADE > energia captada, em função da escala de valores, metas e afinidades naturais;
  • INTELIGÊNCIA MOTIVACIONAL > equilíbrio entre nossos desejos, necessidades e emoções;
  • INTELIGÊNCIA BÁSICA > habilidade de afastar e aproximar algo, imitar ou disfarçar, inibir ou deter alguém desfavorável a nós
  • INTELIGÊNCIA DOS PADRÕES > habilidade de conhecer e alterar , se necessário, marcos e padrões de comportamento.
  • INTELIGÊNCIA DOS PARÂMETROS OU LIMITES > percepção e transformação dos ritmos, rotinas e pequenos rituais da vida cotidiana.
  • INTELIGÊNCIA DOS ESTADOS DE ESPÍRITO > plano mental e emocional, combinação de sentimentos e pensamentos, quantidade e uso da auto-estima, clareza das metas.
Elaine de Beauport, Ed. Teófica, Brasília, 1998.


Quem não tem namorado é alguém que tirou férias não remuneradas de si mesmo. Namorado é a mais difícil das conquistas. Difícil, porque namorado de verdade é muito raro. Necessita de advinhação, de pele, saliva, lágrima, nuvem, quindim, brisa ou filosofia.

Paquera, gabiru, flerte, caso, transa, envolvimento, até paixão, é fácil. Mas namorado mesmo é muito difícil.

Namorado não precisa ser o mais bonito, mas ser aquele a quem se quer proteger e quando chega ao lado dele a gente treme, sua fria e quase desmaia pedindo proteção. A proteção dele não precisa ser parruda, decidida, ou bandoleira; basta um olhar de compreensão ou mesmo de aflição.

Quem não tem namorado é quem não tem amor; é quem não sabe o gosto de namorar. Se você tem três pretendentes, dois paqueras, um envolvimento e dois amantes, mesmo assim pode não Ter nenhum namorado.

Não tem namorado quem não sabe o gosto da chuva, cinema sessão das duas, medo do pai, sanduiche de padaria ou drible no trabalho. Não tem namorado quem transa sem carinho, quem se acarecia sem vontade de virar sorvete ou lagartixa e quem ama sem alegria. Não tem namorado quem faz pactos com a felicidade ainda que rápida, escondida, fugidia ou impossível de durar.

Não tem namorado quem não sabe o valor de mãos dadas; de carinho escondido na hora em que passa o filme; de flor catada no muro e entregue de repente; de poesia de Fernando Pessoa, Vinícius de Moraes ou Chico Buarque lida bem devagar; de gargalhada quando fala junto ou descobre a meia rasgada; de ãnsia enorme de viajar junto para a Escócia, ou mesmo de metrô, bonde, nuvem, cavalo alado, tapete mágico ou foguete interplanetário.

Não tem namorado quem não gosta de dormir agarrado, fazer sesta abraçado, fazer compra junto. Não tem namorado quem não gosta de falar do próprio amor, nem de ficar horas e horas olhando o mistério do outro dentro dos olhos dele, abobalhados de alegria pela lucidez do amor. Não tem namorado quem não redescobre a criança própria e a do amado e sai com ela para parques, fliperama, beira d' água, show do Milton Nascimento, bosques enluarados, ruas de sonhos ou musical da Metro.

Não tem namorado quem não tem música secreta com ele, quem não dedica livros, quem não recorta artigos, quem não se chateia com o fato de seu bem ser paquerado. Não tem namorado quem ama sem gostar; quem gosta sem curtir; quem curte sem aprofundar. Não tem namorado quem nunca sentiu o gosto de ser lembrado de repente no fim de semana, na madrugada ou meio-dia de sol em plena praia cheia de rivais. Não tem namorado quem ama sem se dedicar; quem namora sem brincar; quem vive cheio de obrigações; quem faz sexo sem esperar o outro ir junto com ele. Não tem namorado quem confunde solidão com ficar sozinho e em paz. Não tem namorado quem não fala sozinho, não ri de si mesmo e quem tem medo de ser afetivo.

Se você não tem namorado é porque não descobriu que o amor é alegre e você vive pesando duzentos quilos de grilos e medos, ponha a saia mais leve, aquela de chita, e passeie de mãos dadas com o ar. Enfeite-se com margaridas e ternuras e escove a alma com leves fricções de esperança. De alma escovada e coração estouvado, saia do quintal de si mesmo e descubra o próprio jardim. Acorde com gosto de caqui e sorria lírios para quem passe debaixo de sua janela.

Ponha intenções de quermesse nos olhos e beba licor de contos de fada. Ande como se o chão estivesse repleto de sons de flauta e do céu descesse uma névoa de borboletas, cada qual trazendo uma pérola falante a dizer frases sutis e palavras de galanteria. Se você não tem namorado é porque ainda não enlouqueceu aquele pouquinho necessário a fazer a vida parar e de repente parecer que faz sentido.

Enlou - cresça. Carlos Drummond de Andrade


 
   
INICIAL | APRESENTAÇÃO | HISTÓRICO | ÁREAS DE ATUAÇÃO | LINKS | EVENTOS | NOTÍCIAS | CONTATOS Desenvolvido por
CPELC CNPJ 68.567.833/0001 - TEL.: (21) 3587-6333 © Todos os direitos reservados